- Sua namorada gótica
- Posts
- SNG ☠️ #8 - Slow burn, querido, slow burn!!!
SNG ☠️ #8 - Slow burn, querido, slow burn!!!
E se deixássemos a pesquisa pra depois e eu pesquisasse com calma e eu simplesmente sentasse e escrevesse? Unh, unh?
Estamos combinados, então. E, se tudo continuar no ritmo de agora, no próximo encontro, provavelmente eu estarei escrevendo sobre Bloody Romance. Por isso, a ost do date de hoje é Tia Ray, que é ost dessa novela e uma das minhas músicas favoritas.
O coração quer o que o coração quer…
Lembra láaa no início - e eu fiz muito bem em colocar esse date primeiro - a gente conversou sobre Enemies/hate/rivals to lovers? Direto eu vejo pessoas categorizando e parece um método muito necessário para que se calibrem as expectativas. Eu às vezes uso enemies to lovers como guarda chuva, mas acabo especificando na descrição até onde vai. Tem gente que gosta de bastante tempero no crackship.
Não aceite migalhas!!
Diferente acontece com o slow burn!! Como pessoa que gosta de slow burn, cada vez mais me entregam migalhas e me dizem para ficar contente com isso. “Eles demoram a ficar junto” eles dizem “isso devia ser suficiente”. Bem… não é.
O conceito do slow burn, o romance de banho maria, é simplesmente ser oposto do instalove, o amor à primeira vista, instantâneo e sem justificativa. Descrevendo, não parece difícil de reconhecer, as pessoas envolvidas no relacionamento precisam interagir o suficiente e se aproximar aos poucos.
Slow burn não é evitar cenas de sexo pra manter tensão sexual, nem fazer o casal se encontrar no início e no final da história e dizer que todo o tempo de separação foi desenvolvimento. Isso é rir da cara do leitor que só queria umas cenas fofas pra se divertir. Custa?
Se o romance não aconteceu lenta e gradualmente, até porque não houve encontros suficientes para isso, por lógica, foi um amor que aconteceu em um momento específico, um clique repentino e, por isso, instalove.
E tudo bem ser instalove, tudo bem o romance começar rápido, há outros problemas para serem resolvidos dentro de um relacionamento. Eternal Love é instalove. O romance de Bai Qian e Ye Hua começa super rápido e a história deles é tudo. Mas para que o leitor leia o que ele quer ler, dentro das suas expectativas e vontades, é sacanagem chamar instalove de slow burn.
Acostumando-se à queimaduras leves
Vamos com essa analogia. Sente-se no sol, aproveite o calor, sinta a brisa, ouça os barulhos da rua. São passarinhos? São motores? Ou crianças indo para a escola? A brisa também tem som, escute-a. Tudo isso enquanto o sol toca a sua pele e te deixa quentinho e confortável.
Slow burn seria a história que te passa essa sensação de agrado. Você está lá para ver pequenas interações e demonstrações de afeto repetidamente até que se torne as personagens engatem em um relacionamento romântico. Pode ser à partir de amizade, rivalidade, inimizade, segunda chance, casamento arranjado…. Há várias opções, desde que haja um certo número de interações ao longo do tempo.
Um bom slow burn para começar
Talvez seja só uma desculpa para eu indicar esta história, MAS é uma das minhas favoritas e me ajuda bastante a exemplificar o que eu preciso. Vou falar mais sobre ela no futuro, porque é tão boa e cheia de nuances… Ai, ai.
Em Avanço da Fênix, Ning Yi é um príncipe que recentemente voltou à liberdade e Feng Zhiwei é uma mocinha pobre que mora de favor na casa do tio rico. Eles se encontram a primeira vez porque há a intenção de casar os dois, pois ele é um príncipe sem futuro e Feng Zhiwei não significa nada para a família.
À partir deste encontro, eles vão se reencontrando, metade ao acaso, metade porque Ning Yi está apaixonado. Dá para perceber isso bem cedo, pois seus criados estão sempre comentando sobre como Ning Yi age em relação à Feng Zhiwei. Mas para que eles fiquem juntos, Ning Yi precisa abandonar seus planos de vingança e de conquista de poder e, por mais que ele goste de Feng Zhiwei, ele tem prioridades. Ficamos o tempo todo no meio dessa tensão entre o querer e o não querer (queimaduras de leve, lembra?).
Feng Zhiwei também tem suas questões para não se envolver com Ning Yi. Ele é um príncipe sem futuro, pra começar. Seguido que a mãe tem um passado secreto e proíbe que o casal se aproxime. Esse passado vai se tornando maior, mais assustador e definitivo para separar os dois durante a série. A vida de todos os Feng está em risco só porque Feng Zhiwei tem um crush, imagine só!
Eles se encontram o tempo todo, conversam, se apaixonam em tempos diferentes, se tornam aliados, inimigos, amigos, quaase amantes, quaase casados, mas sempre tem algo impedindo. Alguma questão que não vai deixar os dois juntos. E isso é parte do que faz o slow burn interessante, a construção do afeto e formas variadas de demonstrar.
A gente pode maratonar qualquer dia desses…
Eu só preciso te contar um spoilerzinho antes… Promessa de caprichete sempre contar quando o casal não fica junto no final. O único defeito de Avanço da Fênix é esse. Se você não quiser ver, tudo bem, mas se bater curiosidade, só copiar e colar a parte grifada.
Vamos marcar um passeio ao ar livre no nosso próximo date, que tal?