- Sua namorada gótica
- Posts
- SNG ☠️ #7 - Uma pausa, pois é Ano do Coelho
SNG ☠️ #7 - Uma pausa, pois é Ano do Coelho
Faz tempo, eu sei. E eu prometi da última vez que eu não sumiria, MAS eu queria preparar algo bem legal para o encontro de hoje, sabe? Fazer uma pesquisa bonitinha, bem escrita, toda enfeitada. Você merece todos os mimos. Até escolhi uma música fofa para o nosso date. Eu nunca sei o nome dela, mas é perfeita. Escuta, você vai concordar comigo.
O ano novo lunar
Domingo, 22 de Janeiro, começou um novo ano pelo calendário lunar. E, na China, a gente sai do ano do tigre para o ano do coelho. Pessoas que jogam geralmente sabem disso porque a Steam tem ótimas promoções nessa época do ano.
Eu tinha uma pesquisa para fazer e uma programação para seguir nesta news, mas minha amiga Nathali me mandou um fio incrível (em inglês, aqui) sobre o mito do Deus Coelho e eu achei que valia muito a pena pesquisar mais sobre isso.
Apresentando: Hu Tianbao, protetor dos desejos homossexuais
A história em si é simples e trágica: na Dinastia Qing, um soldado está apaixonado por um oficial e tenta observá-lo sempre que pode. O oficial tortura e mata o soldado. Este soldado passa a assombrar os sonhos de um ancião da aldeia e exige que lhe seja construído um templo, pois seu crime foi por amor e sua morte injusta fez com que oficiais do submundo lhe transformassem em uma divindade.
A história de Hu Tianbao é publicada pela primeira vez em por Yuan Mei na obra traduzida como "Tale of the Rabbit God that appears in the Zibuyu" (A lenda do deus Coelho que aparece em Zibuyi) (x). Outro título é "What the Master Would Not Discuss of 子不语" (O que os mestres não gostariam de esconder, algo assim) (x), título este que já comenta e opõe-se a uma passagem de Confúcio: "O mestre não discute aparições, feitos de força bruta, desequilíbrios naturais ou espirituais" (x).
Durante a pesquisa, é mencionado que esta divindade é uma criação do artista Yuan Mei, pois esta imagem do coelho não aparece em nenhuma outra fonte de Fujian, local onde teria se passado a história (x).
Coelhos não mentem (e passam na censura)
Coelhos serem um símbolo gay também tem base linguística, sempre tem, pois uma das palavras para homens homossexuais, atores que interpretam mulheres, etc, no período é Tuzi, coelho. O China History aponta a origem dessa analogia através de outras analogias (x).
E um outro ponto que provavelmente cria esta relação é a dificuldade de distinguir o gênero de coelhos e lebres, que leva a crença que coelhos não tem essas distinções, são andróginos (x). Mais uma vez fazendo analogia entre homens gays e características femininas.
Agora que a gente sabe sobre os coelhos, faz sentido que tenham tantos deles durante Mo Dao Zu Shi e porque eles se tornam o animal símbolo do relacionamento de Lan Zhan e Wei Wuxian. Daquele jeitinho, burlando a censura, que todo mundo termina tendo certeza que os personagens principais são um casal.
São os coelhos combinados à outros elementos como a faixa dos Lan, a criança que eles adotam e presenteiam com o que os pais dão para os filhos, a galinha que Wei Wuxian oferece à Lan Zhan e os dois se ajoelhando em momentos cruciais de forma equivalente ao casamento que fazem o leitor/telespectador não terem dúvidas sobre o que está acontecendo.
Que tal a gente assistir alguma coisa?
No fio original que usei de referência, há a indicação de um curta bem legal: Kiss of the rabbit god (cw: automutilação) e um episódio de American Gods, então você provavelmente tem uma referência a mais que eu.
Nessas horas, eu fico me rasgando por não me dedicar ao mandarim. A minha pesquisa ficaria 800 vezes melhor pesquisando direto em hanzi (pesquise Mark Chao, Zhao Youting e 赵又廷. Tem diferença). Não só neste caso, mas ler confortavelmente meus romances com lutinha.
Então te vejo daqui a quinze dias?
Promete que não vai sumir? Enquanto isso, tenho algumas coisas para você. Tem o podcast Chá da China, que eu provavelmente já comentei antes. Ele não fala sobre Hu Tianbao, especificamente, mas muitos outros detalhes que vão ajudar no contexto da história.
E, você pode esperar comigo pelo lançamento do livro de Pétalas de Akayama, ou começar a ler antes de mim e me dar os spoilers. Tá tudo bem.