- Sua namorada gótica
- Posts
- SNG ☠️ #6 - Amor é sempre uma forma crível de motivação
SNG ☠️ #6 - Amor é sempre uma forma crível de motivação
Essa é uma das minhas últimas músicas favoritas e como estava muito difícil escolher uma que combinasse com o tema, hoje o nosso date é ao som de de Prim Stones - We had it all
<3 Love 🫰
Amor é a motivação mais simples e fácil de sentir empatia na hora de acompanhar uma história. Por isso que romance vende tão bem. As pessoas conseguem cometer absurdos por amor, qualquer que seja o tipo. E o amor romântico, em especial, dá as histórias mais dramáticas.
Pense comigo, quando é um amor familiar, mesmo que seja uma found family, são relacionamentos em que as pessoas precisam ficar juntas. E quando as pessoas precisam ficar juntas diminui a tensão. É possível que este também seja o motivo que poucas pessoas escrevam sobre causos depois do casamento. Com o casamento, criam-se laços que se estendem para a família e os términos são pensados mais vezes antes de uma decisão definitiva.
Para que haja a tensão do opositores, as dúvidas se aquele amor vinga, todos os absurdos e excessos feitos (e MAIS se as pessoas em questão tiverem super poderes). É a receita pronta para o desastre que não conseguimos desviar os olhos.
Live, Laugh, Lobotomy
Em romances, os gestos podem ser grandiosos e dramáticos, além de, como há sempre aquele par a que se deve o par que leva a história adiante, o famigerado OTP que já conversamos sobre, ninguém vira as costas e vai embora porque desistiu, cansou ou porque a outra pessoa é tóxica, você tem um OTP, então se vire.
Apenas em romance temos coisas extremamente românticas nas histórias e completamente insalubres ao mesmo tempo. Veja bem, em Flame's Daughter você tá toda torcendo pelo personagem da Diliraba ficar com o personagem do Vin Zhang, mas cansa o fato que todo mundo tenta passá-la para trás, uma hora, você decide pelo menos pior, o personagem do Vic Zhou, que, em um momento dramático, morre congelado para salvar a personagem principal. É uma atitude completamente absurda e desproporcional, mas todo mundo se cultiva e tem algum tipo de capacidade sobre-humana, então faz muito sentido.
Também faz muito sentido que uma personagem descompensada e completamente incapaz de amar de forma saudável - Harrowhark Nonagesimus, essa é para você - decida que a melhor forma de manter uma pessoa viva, apesar do corpo ter morrido, seja através da automutilação. Harrow está lobotomizada e dissociando como nunca depois de Gideon, a nona.
Não queria ser essa pessoa... mas já comentei do que estou escrevendo?
Depois de ler Nona, a nona, junto com algumas outras histórias. Eu fiquei tentada de fazer algo mais quebrado e meus dois projetos atuais são assim. No projeto da Maura, eu tento fazer a minha Tridentarius própria e no projeto de Flor de Geada, uma Jin Sunmi de Hwayugi com pitadas de Harrow.
Flor de Geada, em especial, estou tentando colocar no romance essa ideia de caos que não me deixa tirar os olhos, apesar de fofo. Flor de Geada é fofa, mas é uma pessoa completamente descompensada. Tanto que o enredo todinho é sobre Flor de Geada fazendo uma magia de amor, amarração mesmo, pra atrair alguém e os inimigos que criou para sustentar essa obsessão. Mas é um romance, então termina fofo e com final feliz.
Por ser ficção e se permitir todos os esses excessos, a cada cena absurda eu me divirto mais quando eu escrevo, da mesma forma que me diverti vendo o Vic Zhou congelar (a cena foi engraçada quando ele congelou de tudo), ou com o passeio noturno de Hualian (esses dois eu guardei pra outra hora).
Faz você pensar que o que faz uma história ser romance é mesmo o final feliz. Vide vários romances contemporâneos famosos e super dramáticos das paradas de sucesso.
Sextou!
Vou passar um dever de casa. Todo mundo que tiver o conto Teste Anti-Turing do Thiago Ambrósio Lage (tem no Romantíficia e no Violetas, Unicórnios e Rinocerontes), leia e assistam também Hwayugi/Uma odisseia coreana. Vocês vão entender melhor o que eu quero com Flor de Geada e o próximo tema da news.