- Sua namorada gótica
- Posts
- SNG ☠️ #2 - Não há nada hétero em jurar fidelidade e afeição eterna
SNG ☠️ #2 - Não há nada hétero em jurar fidelidade e afeição eterna
No encontro de hoje, vamos assistir Danmei e ouvir As the world falls down do Bowie.
Tudo começou com um c-drama da Yang Mi
Nenhuma surpresa aqui. Desde que tenha sido produzido depois de 2015, eu venho assistindo todos os dramas que Yang Mi participa. Eu começo a assistir sem nem saber sinopse. Principalmente depois de ter gostado muito de Storm Eye, um drama contemporâneo e policial. E eu odeio história policial.
Comecei a assistir um outro drama sem saber sinopse e fiquei chocada por estar muito engajada em um romance com professor. É um shifu, não é exatamente igual, mas é um tropo próximo.
Estranhei tanto que comecei a dissecar por que eu estava tão engajada naquela história. Junte uma dose de exaustão e eu passei mais tempo do que devia torcendo por Fang Haishi.
Desconfie dos "大哥", "哥哥" e similares
Então, eu descobri por que eu gostei tanto da história. Tem uma fala da Fang Haishi que me fez esse clique. Ela diz: "Eu vou aceitar esse cargo de general, porque assim você não será meu mestre, seremos iguais", essa reestabilização do equilíbrio de poder entre os dois, mais o fato deles terem pouca diferença de idade e de Fang Haishi chamar o outro aprendiz e filho adotivo da família Fang de irmão me fizeram aceitar bem esse tropo.
Começa com Fang Haishi sendo aprendiz, mas não demorava e os dois seriam equivalentes a irmãos jurados. A história aponta cada vez mais para esse lado. E bem, pouca coisa ganha de irmãos jurados/sworn brothers no quesito romance. Ainda que as pessoas se chamem de irmão, tem toda uma brotheragem ali.
Tipo esses dois. Irmãos jurados. Olhando cheios de afeto um para o outro. Adotando uma criança juntos. Dormindo na mesma cama. Se ajudando em situações ruins ainda que hajam planos escondidos e coisas tristes a serem reveladas.
Novoland: Pearl Eclipse, a história que estou curtindo agora, lembra muito mais Word of honor, The untamed e outras histórias de danmei com irmãos jurados que qualquer outra ficção com o tropo tradicional de professor e aluna que já vi.
Irmãos jurados talvez não seja um tropo per se, basicamente por serem dois caras próximos sem laços sanguíneos que se chamam de irmão/dage/gege/etc, mas é uma forma muito comum de se criar um relacionamento gay.
Apenas se casem, pelamooor
Em A hero born do Guo Jin, que é basicamente o wuxia antigo que eu tenho acesso, temos dois homens que são irmãos jurados e não tem sentido oculto nisso. Eles são vizinhos, se ajudam nos trabalhos diários e esperam que a famílias se unam por casamento um dia. De certa forma, é o equivalente ao compadrio de lugares cristãos, você dá um segundo pai ao seu filho e se tornam compadres/comadres/dindos/dindas.
Mas se você precisa mostrar proximidade na ficção, mas não pode usar a palavra "casal", chamar de irmãos jurados acaba sendo a melhor forma de fazer o público entender que há um relacionamento amoroso ali. E, óbvio, adotar uma criança depois.
O que não quer dizer que a interpretação será sempre equivalendo irmãos jurados a casal gay. Existem irmãos jurados que são compadres apenas, bem como leituras em que se evita pensar nas personagens enquanto casal (como Diluc e Kaeya de Genshin e o monte de gente que jura que eles não estão juntos).
Sextou
A gente pode assistir Word of honor, The untamed, mas eu prefiro que você dê uma chance a Novoland: Pearl Eclipse por hora. Vamos passar o fim de semana maratonando juntos.
E em quinze dias eu volto.
beijos da sua namorada gótica.